Fibra óptica x rádio frequência

Conexão via Rádio

De forma simples e resumida, pode-se dizer que a internet via rádio utiliza ondas de rádio frequência para transmitir o sinal de conexão aos computadores, ou seja, não utiliza fios. Seu funcionamento acontece através de duas antenas: a que emite o sinal, instalada pela operadora responsável em um determinado ponto, e a receptora, instalada no telhado da residência ou comércio que utiliza a rede. Seu alcance é longo, porém, os custos para aquisição e instalação podem ser relativamente caros. Além disso, a qualidade do sinal tende a sofrer interferências climáticas, o que pode acabar prejudicando a conexão em certos dias.

Conexão Fibra Óptica

A conexão através da Fibra Óptica não transmite dados da mesma forma que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade no processo, todo o sinal é transformado em luz com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. O cabo de transmissão é produzido em um rigoroso processo, no qual são utilizadas várias camadas de materiais isolantes, refletores, fios de aço e plásticos. Tudo para garantir que o fio tenha maior robustez e mais proteção a interferências. A velocidade da nova tecnologia é a da luz, ou seja, 300 milhões de metros por segundo. A diferença de velocidade é enorme se comparada aos tradicionais cabos elétricos ou outros tipos de conexão, por exemplo. Simplificando: a internet fibra óptica oferece transmissão de informações, dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal, muita qualidade e altíssima velocidade.

Afinal, qual a melhor?

Os dois tipos de conexões são viáveis. No entanto, a Fibra Óptica se destaca nesse cenário. Com ela é possível navegar, baixar programas, músicas, filmes e outros arquivos com muito mais velocidade e estabilidade. A Fibra Óptica também chama a atenção por oferecer menor custo de manutenção a longo prazo e mais resistência a interferências externas. São vários os motivos para optar por uma rede de fibra óptica— a maior velocidade e estabilidade desse tipo de conexão são apenas as duas vantagens mais conhecidas. Ela também oferece menores custos de manutenção a longo prazo e mais resistência a interferências externas. Por outro lado, conexões a rádio costumam ter maior penetração em locais remotos e maior facilidade de instalação para empresas de pequeno e médio porte. Saber quais são as reais necessidades de conexão dos clientes de seu provedor é fundamental para escolher entre oferecer soluções em fibra óptica ou conexões de rádio.

Fonte: ISPBLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *