Compras online: Conheça seus direitos

Carrinho OnlineCom a chegada do fim-de-ano a gastança aumenta, juntamente com o cansaço de ficar batendo perna por lojas e lojas. Entretanto, tem gente que prefere comprar tudo online (eu faço isso independente de data), poupando esforços, conseguindo descontos e recebendo tudo no conforto do seu lar.

Então vamos aos casos:

Caso haja algum tipo de arrependimento, o CDC (código de defesa do consumidor) prevê que o consumidor tem direito à desitir, devolver e ser ressarcido em até sete dias após o recebimento do produto. Considero isso pouco, já que muitas vezes nem usamos totalmente algum bem de consumo dentro destes sete dias, então fica um pouco difícil testar. Mas vamos lá, pelo menos temos algum amparo.

Algumas lojas porém, fa lham ao informar os diretos do consumidor. Vide o caso de lojas que dizem que só podemos trocar o produto caso o lacre original esteja no lugar. Entretanto em muitos casos o lacre tem que ser rompido para usar o mesmo. Fica como isso?

No caso de trocas, muitas lojas dizem que deve-se entrar com o pedido também em até sete dias. Afirmação falsa. O CDC no artigo 26 dá-nos até 30 dias  (para bens não-duráveis)  ou 90 dias (para bens duráveis) após o recebimento do mesmo.

A facilidade da internet faz com que possamos comprar produtos vindos de todo o mundo, então também é sempre bom tomar cuidado com os produtos importados já que os mesmos podem ter taxas extras (frete e impostos), bem como se existe uma assistência técnica disponível em nosso país.

Prestar atenção também se a loja é reconhecida no mercado.  Caso exista alguma dúvida, procure o telefone de contato desta loja e faça uma ligação. Não vai custar muito e salvará você de grandes transtornos futuros.

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