Celulares: Como funciona o roaming?

TelefoneO roaming é simplesmente o ato de fazer e receber ligações fora da sua área de cobertura. E frequentemente isso costuma trazer algumas surpresas não muito agradáveis já que os valores cobrados neste serviços variam entre as operadoras e entre os planos disponibilizados pela mesma. Normalmente um plano mais caro (no caso os pós-pagos) sempre levam vantagem em relação aos mais baratos (leia-se: pré-pagos).

Se seu celular está habilitado para a área com DDD 22 e você desloca-se para uma área de cobertura com DDD 21, automaticamente sua linha entra em roaming. Então, se você liga para algum número da área 21 é cobrado tarifa de ligações locais, mas a operadora tem direito a cobrar o chamado Adicional por Chamada, já que está usando a infra-estrutura de outra operadora para fazer esta ligação local. Caso seja feita uma ligação para alguma área diferente da que se encontra (no nosso caso, diferente da 21) será cobrado o valor do roaming, além do Adicional por Chamada.

Em outra situação, caso receba ligações e estiver fora da área onde o seu celular foi habilitado, você paga o valor de chamada a longa distância cobrada pela operadora de quem está ligando além da tarifa Adicional por Chamada. E quem ligou para você, se estiver na mesma área que seu celular foi habilitado paga apenas ligação local.

Preste atenção, pois o valor de tarifas para roaming é cobrado mesmo que você não tenha atendido o celular. Basta a ligação cair na caixa-postal, por exemplo. E não importa se você ouviu ou não.

Para roaming internacional, você deve ligar para sua operadora e verificar se no país destino o roaming está disponivel. Verifique sempre os valores no site da sua operadora. Lembre-se que eles são cobrados em dólar, mas no momento da emissão da fatura o mesmo é convertido em reais valendo a taxa de câmbio atual.

As operadoras sempre tem disponíveis números de contatos (pelo menos teoricamente) onde podem tirar qualquer dúvida. Visite o site da sua para saber mais. E fique sempre atento para não tomar aquele susto quando a conta telefônica chegar.

Um comentário sobre “Celulares: Como funciona o roaming?

  1. Desloquei-me para uma cidade com o mesmo DDD original (98); na cidade a operadora é CLARO; consumiu meus créditos quando liguei para um OI. Por que não consumiu meus bônus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *