Golpes e Fraudes na internet

Carta virtual, entregue instantâneamente!

Carta virtual, entregue instantâneamente!

Com a atual popularização da internet no Brasil, praticamente todos os usuários tem uma conta de e-mail. Se você ainda não sabe o que é um e-mail (o que considero ser quase impossível), imagine uma caixinha dos correios dessa que temos em casa, mas de um modo virtual, onde são acumuladas todas as mensagens (que seriam as cartas no mundo real) que você recebe. A internet facilitou (e barateou) muito nossa realidade de comunicação. Praticamente hoje tudo está a distância de um clique (é, exagerei um pouco. Talvez uns cinco ou seis cliques tornem nosso objetivo realidade). Então, enviar e receber e-mails se tornou uma das tarefas mais simples e uma das maneiras mais rápidas de comunicação. Reduziu-se custos e tempo de resposta. Temos que admitir que hoje as coisas estão muito mais fáceis que no tempo de nossos avós (podemos dizer até que no tempo de nossos pais).  Todos que usam internet, sem exceção, já falaram: “Tenho que entrar rapidinho pra olhar meu e-mail…”. Imagine a facilidade de não ter mais que guardar papéis em uma caixa, tendo tudo a mão de uma maneira quase instântanea.

Hoje, crianças de 10 anos  (ás vezes, até menos) já falam: “Tenho MSN. Vou te adicionar…” ou “Aceita lá meu convite do Orkut…” (Opa! Encontramos mais assuntos para próximos posts!).  E é aí que mora nosso problema. Toda essa facilidade, tendo internet utilizada por muitas pessoas que não tem noção do potêncial da mesma, abre uma grande brecha para espertalhões (para não dizer golpistas/fraudadores) aproveitarem-se desta “ingênuidade”. Esse tipo de fato não acontece desde agora, com esta revolução de internet. Por exemplo, quem assistiu o (ótimo) filme “Prenda-me se for capaz”, deve ter visto como em tempos antigos, pessoas com uma índole, no mínimo, questionável, aproveitavam-se da boa fé das pessoas. A diferença é que hoje tudo é mais facilmente divulgado.

O que os golpistas fazem?

Digite todos os dados agora!

Digite todos os dados agora!

Hoje, uma das técnicas mais utilizadas é a dita “Engenharia Social”. Explicando de maneira teórica, a Engenharia Social é a prática de enganar e ganhar confiança de um indivíduo, aproveitando assim para roubar dados confidenciais ou importantes. Golpistas podem se passar por outra pessoa, fingir que é um profissional da área, etc. Existem muitas formas, e sinceramente, isso depende da criatividade do golpista.

Primeiro caso
Você recebe um email de uma grande empresa, dizendo que você ganhou um caminhão de prêmios e uma grande quantia em dinheiro. Pedem seu endereço e dados de sua conta bancária para depósito.

Segundo caso:
Você recebe em seu celular, uma mensagem falando que ganhou algum prêmio, e deve retornar a ligação para um número especifico. Depois, falando com um suposto atendente, pedem alguma coisa para liberar o prêmio.

Terceiro caso:
Você recebe um email do seu banco, pedindo pra clicar em um link para atualizar seus dados cadastrais. Quando você clica, abre-se uma página que pede seu usuario, senha, etc.

Estes, são casos que acontencem frequentemente, e muita, muita gente mesmo, cái no golpe. A pergunta que fica é:  Como?. Plagiando o Telecurso2000: “Vamos pensar um pouco…”.

Primeiro caso:
Tirando as raras coincidências, você lembra alguma vez de ter cadastrado-se em alguma promoção desta empresa?

Segundo caso:
Você cadastrou-se pelo celular em algum concurso, via mensagem SMS, onde poderia receber algum tipo de prêmio?

Terceiro caso:
Você já forneceu seu email para seu banco? Se sim, autorizou envio destes tipos de mensagem?

Perguntas simples, que podem evitar um grande prejuízo e dor de cabeça futuros. Tudo parte de uma proposta simples: “Como eles descobriram meu e-mail, se eu nunca o divulguei?”,  “Como querem premiar-me, se nunca participei de nada?”. E se seu “desconfiômetro” tiver um mínimo de regulagem, perceberá que no site oficial de seu banco, deve ter em algum lugar, em letras garrafais: “Não enviamos e-mails para clientes…”, ou algo do tipo. É só pensar, e não entrar clicando por impulso.

Do que fugir?

Se alguém cair vou ganhar uma grana...

Se alguém cair vou ganhar uma grana...

Em hipótese alguma, clique em algum e-mail do tipo:
– Cartões com mensagens românticas de pessoas desconhecidas;
– Fotos e imagens de desastres (acidentes aéreos, morte de famosos, etc);
– Prêmios milionários informando que você foi o ganhador;
– Atualização de dados cadastrais (bancos, lojas de comércio eletrônico, etc);

Estes são alguns exemplos de técnicas que os golpistas podem usar para persuadir o usuário. Estes golpistas são chamados de Spammers. Você já deve ter ouvido o termo Spam, que é o nome que se dá a um e-mail falso. Eles sempre usam textos que inconscientemente acabam por chamar a atenção do usuário, falando de amor, assuntos atuais, ou até algum assunto pessoal do internauta, tentando sempre despertar a curiosidade do mesmo.

No caso dos bancos e comércio eletrônico, a coisa fica muito séria, pois logicamente envolve dinheiro. E como sabemos, doeu no bolso é problema na certa. A maioria dos fraudadores copia todo o layout, fazendo uma cópia quase fiel do desenho do site. Assim, como muitos usuários não prestam atenção no endereço do site que estão entrando, acabam caindo facilmente neste tipo de golpe que leva o nome de Phishing. Phishing seria uma alusão a pescar as informações sensíveis, já de dentre milhares de tentativas, um ou outro usuário pode acabar caindo.

Ficar atento se no momento do fechamento de uma compra ou em uma transação bancária, aparece um cadeado na barra de status do seu navegador. Não no desenho do site, pois é muito simples colocar uma imagem de um cadeado em uma página para quem entende um mínimo de programação. O cadeado da barra de status significa que o site possui um certificado de segurança. E que está apto a realizar uma troca de informações segura. Verifique também se o endereço da página começa com um https:// ao invés de http://. Isso indica que o site se preocupa e usa as transações seguras. Mas preste atenção. Ter somente isso não significa que tudo está seguro. Significa que sua comunicação com o site não sofrerá interferências externas. Porém, caso seu computador possua, por exemplo, um programa malicioso que captura os dados que você digita, toda essa segurança não valerá.

Como não cair?

Tenta invadir se tiver coragem...

Tente invadir se tiver coragem...

Se você teve paciência para chegar até aqui, involuntariamente já deve tomar precauções  e consegue identificar grande parte dos golpes que estão rolando poraí. Nunca se esqueça, e sempre:
– Verifique o remente do email. Não dá para acreditar em soluções milagrosas. Dinheiro fácil e afins são uma grande furada.
– Não baixe arquivos nem executáveis que não foram solicitados por você. Se for de algum conhecido, responda perguntando se ele realmente enviou para você e qual o motivo.

Mas, atenção no que se faz na internet não a única medida. Temos a nosso favor alguns softwares que podem dar um auxílio. Sendo eles:
– Anti Vírus
– Firewall

Mas o que são esses sofwares? Dá pra explicar???

Antí-Virus: São projetos para descobrir, detectar, bloquear e excluir programas maliciosos, os comuns vírus, que pode fazer com que ocorra em seu computador: desconfiguração do sistema operacional, exclusão de arquivos, inutilização de determinados programas, perda de desempenho, etc. Os vírus usam técnicas interessantes, como encriptação do seu código, para que o anti-vírus não o encontre, bem como tentar desativar o próprio anti-vírus (veja o quão safado é um vírus!) e esconder-se nas pastas de sistema, fazendo-se passar por um arquivo “bomzinho”. O segredo é sempre manter o anti-vírus atualizado, de maneira que ele saiba identificar sempre os últimos vírus que estão tentando violar os sistemas atuais. Normalmente esta atualização ocorre de forma automática, bastando estar conectado à internet para que isto ocorra. Recomendo o uso do NOD32 (pode-se se usar a versão de testes).

Firewall: É um programa que cria uma barreira de proteção e controla o tráfego de dados entre seu computador e a internet. Tem por objetivo permitir somente a troca de dados autorizados. Ele fica como uma defesa do seu computador filtrando tudo que passa e autorizando os sofwares que você usa a entrar na internet. Assim, se um programa malioso por ventura conseguir escapar do anti-vírus, você pode (normalmente o firewall avisa que determinado programa está tentando conectar-se e enviar dados à internet) ainda bloqueá-lo, podendo impedir que dados digitados por você caiam em mãos erradas. Recomendo o Zone Alarm (use a versão gratuita).

Além de um anti-vírus e um firewall, é importante sempre manter seu navegador atualizado, para evitar que malandros da internet se aproveitem de alguma eventual falha encontrado no mesmo. Internet Explorer, Firefox, Safari e Chrome mantém atualizações constantes e é bom visitar o site do fabricante em busca das versões mais novas.

Usando estes procedimentos de cautela, você poderá passar longe de golpistas/fraudadores na internet.

5 comentários sobre “Golpes e Fraudes na internet

  1. Excelente artigo. É muito importante passar para os usuários de internet dos riscos que correm com o uso desta ferramenta, sem que os mesmos tenham medo de utilizar esta ferramenta. Por mais que alguns tentam denegrir a internet, evidenciando os malefícios que a mesma causa, as vantagens e facilidades que a mesma nos traz são incauláveis.

  2. Estas informações são muito úteis porque nos previnem de tantos males, tantos abusos e tantas artimanhas da desonestidade. É importante que alertemos as pessoas.
    A estrutura social está profundamente pervertida. É preciso que os honestos se deem as mãos.
    Obrifada.

  3. Muito bom ser informada sobre esses riscos que corremos ao usarmos a internet.Graças a Deus ainda não fui vítima de nenhum dessses golpes e,depois desse alerta, acho improvável me pegarem.Super valeu. Obrigada.

  4. é mais eu ja mesmo pegue muita
    senha
    o povo sao muito burro acredita em
    tudo basta faze um msn de mulher linda
    que os babaca cai todos ainde se
    a menina for de meno eles cai mesmo
    basta deze tem ums foto minha nua
    vcs que mi ver vai aceite ai gato
    kkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *